terça-feira, 16 de novembro de 2010

Visita à EBIAS de Maria Celeste Neves Carvalho: a “artista que pinta com as agulhas”

A artista Maria Celeste Neves Carvalho tem o título de a “artista que pinta com as agulhas” e fez uma visita à Escola Intendente Aricomedes da Silva - EBIAS, no dia 11 de novembro de 2010. Ela foi recebida pelas professoras Ana Kelly Borba da Silva Brustolin, Flaviana Cristina Meneguele, Maria Luiza Westphal e Roberta Fantin Schnell na Sala Ambiente de Português, para um fascinante encontro com os alunos da sexta série. Outros profissionais estavam presentes, Elisângela (bibliotecária), Edla (CERTI), Elizângela (CERTI), Suleica (NTM), Osvaldo (Repórter da Rádio UDESC), entre outros, que prestigiaram o Evento referente ao PROJETO LENDO E TECENDO... organizado pelas Professoras supracitadas e pela Coordenadora do Projeto "Clube da Leitura", Heliete.

Desde outubro, os alunos se envolveram com as atividades propostas pelas professoras a partir da leitura da obra "Fábulas de Linha e Agulha: artes de Maria Celeste" (organização do escritor Dennis Radünz e prefácio do artista plástico e crítico de arte Janga Neves ). Além da leitura desta obra, os alunos também leram o conto de Machado de Assis “Um apólogo”, pesquisaram sobre a cultura de Florianópolis e sobre a biografia da artista, escreveram seus próprios contos, poesias, debruçaram-se sobre o gênero entrevista e sobre o blog do projeto e fizeram umareleitura das obras da artista – trabalhos realizados de modo interdisciplinar: português-geografia-matemática.
 A abertura do evento contou com a participação da contadora de história Fabrícia Brito – que contou a história dos “Floquinhos de carinho” – receber CARINHO é muito bom. E o simples gesto de lembrar que alguém existe é a maneira mais simples de fazê-lo. Que emoção foram os abraços, os olhares, as lágrimas, os sorrisos...

Maria Celeste  foi recepcionada e entrevistada pelos alunos-jornalistas, que curiosos tinham questões sobre sua infância, sobre a vida da escritora, se gostava de ler quando era criança, se já escrevia, o que a inspirou a escrever tal obra, como era o Intendente Aricomedes (que Lea conheceu pessoalmente), entre outras. Quiseram saber se ela “já furou” muito o seu dedo, se os netos dela apreciam suas obras, se ela passou seu talento para sua filha, entre outros. Segundo Maria Celeste ela borda e sua filha pinta, ou seja, elas pintam e bordam!
A artista de 91 anos aconselhou as crianças a cultivarem seus talentos, sempre! Após, a contadora de histórias Fabrícia Brito cantou “Alecrim Dourado” junto com os alunos e demais presentes que muito se emocionaram e Maria Celeste recebeu uma lembrança dos alunos e das professoras – uma boneca de pano (que representa ela mesma), uma pasta personalizada para ela repleta de acrósticos com o seu nome e livros sobre a Ilha. A contadora de histórias também foi presenteada pelos alunos que adoraram suas histórias e sua delicadeza.


Por fim, a artista Maria Celeste fez uma “sessão autógrafo” rodeada pelas crianças e por seus olhares emocionados, recebendo em troca muitos “floquinhos de carinho”! Agradecemos à Maria Celeste e sua filha por nos dar a honra de suas presenças e parabenizamos aos alunos pela educação, carinho e bela participação para com a escritora nesse momento descontraído e cheio de encantamento que enriqueceu ainda mais o nosso 
amor pela leitura e pela arte. 

Profª Ana Kelly Borba da Silva Brustolin





Marizilda Araújo e Sonia Berti,
 muito obrigada pelo bolo 
que preparam para as crianças 
e para os convidados.



4 comentários:

  1. Gostei muito da MARIA CELESTE e dos contos e das canções da Sabrina. Gostei das perguntas dos colegas e também da professora Ana Kelly que preparou uma coisa tão legal pra NÓS... mais foi muito legal mesmo, então OS PROFESSORES(a) estão de parabéns !!!
    ROQUE
    TURMA:61

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito legal o encontro com a Maria Celeste.Ela é uma pessoa simples.Eu gostei muito dela como todas as idosas ela é gentil e prestativa.
    Eu gostaria de vê-la mais vezes! Olivro dela é explêndido! E o esforço que ela fez para vir aqui na escola?1 Ela não exitou... e para ela, como é uma pessoa idosa, é difícil subir toda a rampa, além de ser muito cansativo, mas do mesmo jeito ela veio!
    Eu gostaria que tivesse outros encontros como esse com outros artistas! =D
    Eu gostei muito da contadora de história, me emocionei com a história que ela contou! Hoje eu me lembro da história dos "floquinhos de carinhos" e me emociono... Eu deixo a minha sugestão para uma próxima: trazer um poeta.
    Beijos
    Elia/turma 61

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito das suas artes...
    Me enterecei muito mais nas aulas de artes por causa de seus trabalhos.
    Nossa turma esta fazendo uma pesquisa sobre artistas catarinenses e achamos varios...
    Espero que um dia vc venha na nossa escola...
    Moro em Araquari...
    Estudo no colegio:EEB.Titolivio.Venancio.Rosa.
    Estou na sétima série3...
    E me chamo Danielle Montiero

    ResponderExcluir
  4. Nossa foi muito especial!
    uma coisa que vai ficar com serteza pra vida inteira que todos iremos guardar pra sempre em nossos corações.
    amei trabalhar com a maria celeste foi muito muito bom aprendemos muito com ela.
    a nossa vovozinha

    por: vanessa e katherine

    ResponderExcluir