terça-feira, 16 de novembro de 2010

Reportagens referentes ao Evento realizado na escola

Notícias do Dia - Cidade - Dia 12 - Pág. 4



Hora de Santa Catarina - Mané Gaivota - Dia 16 - Pág. 16



Diário Catarinense - Visor - Dia 14 - Pág. 2














Visita à EBIAS de Maria Celeste Neves Carvalho: a “artista que pinta com as agulhas”

A artista Maria Celeste Neves Carvalho tem o título de a “artista que pinta com as agulhas” e fez uma visita à Escola Intendente Aricomedes da Silva - EBIAS, no dia 11 de novembro de 2010. Ela foi recebida pelas professoras Ana Kelly Borba da Silva Brustolin, Flaviana Cristina Meneguele, Maria Luiza Westphal e Roberta Fantin Schnell na Sala Ambiente de Português, para um fascinante encontro com os alunos da sexta série. Outros profissionais estavam presentes, Elisângela (bibliotecária), Edla (CERTI), Elizângela (CERTI), Suleica (NTM), Osvaldo (Repórter da Rádio UDESC), entre outros, que prestigiaram o Evento referente ao PROJETO LENDO E TECENDO... organizado pelas Professoras supracitadas e pela Coordenadora do Projeto "Clube da Leitura", Heliete.

Desde outubro, os alunos se envolveram com as atividades propostas pelas professoras a partir da leitura da obra "Fábulas de Linha e Agulha: artes de Maria Celeste" (organização do escritor Dennis Radünz e prefácio do artista plástico e crítico de arte Janga Neves ). Além da leitura desta obra, os alunos também leram o conto de Machado de Assis “Um apólogo”, pesquisaram sobre a cultura de Florianópolis e sobre a biografia da artista, escreveram seus próprios contos, poesias, debruçaram-se sobre o gênero entrevista e sobre o blog do projeto e fizeram umareleitura das obras da artista – trabalhos realizados de modo interdisciplinar: português-geografia-matemática.
 A abertura do evento contou com a participação da contadora de história Fabrícia Brito – que contou a história dos “Floquinhos de carinho” – receber CARINHO é muito bom. E o simples gesto de lembrar que alguém existe é a maneira mais simples de fazê-lo. Que emoção foram os abraços, os olhares, as lágrimas, os sorrisos...

Maria Celeste  foi recepcionada e entrevistada pelos alunos-jornalistas, que curiosos tinham questões sobre sua infância, sobre a vida da escritora, se gostava de ler quando era criança, se já escrevia, o que a inspirou a escrever tal obra, como era o Intendente Aricomedes (que Lea conheceu pessoalmente), entre outras. Quiseram saber se ela “já furou” muito o seu dedo, se os netos dela apreciam suas obras, se ela passou seu talento para sua filha, entre outros. Segundo Maria Celeste ela borda e sua filha pinta, ou seja, elas pintam e bordam!
A artista de 91 anos aconselhou as crianças a cultivarem seus talentos, sempre! Após, a contadora de histórias Fabrícia Brito cantou “Alecrim Dourado” junto com os alunos e demais presentes que muito se emocionaram e Maria Celeste recebeu uma lembrança dos alunos e das professoras – uma boneca de pano (que representa ela mesma), uma pasta personalizada para ela repleta de acrósticos com o seu nome e livros sobre a Ilha. A contadora de histórias também foi presenteada pelos alunos que adoraram suas histórias e sua delicadeza.


Por fim, a artista Maria Celeste fez uma “sessão autógrafo” rodeada pelas crianças e por seus olhares emocionados, recebendo em troca muitos “floquinhos de carinho”! Agradecemos à Maria Celeste e sua filha por nos dar a honra de suas presenças e parabenizamos aos alunos pela educação, carinho e bela participação para com a escritora nesse momento descontraído e cheio de encantamento que enriqueceu ainda mais o nosso 
amor pela leitura e pela arte. 

Profª Ana Kelly Borba da Silva Brustolin





Marizilda Araújo e Sonia Berti,
 muito obrigada pelo bolo 
que preparam para as crianças 
e para os convidados.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fotos de algumas releituras de Maria Celeste

Os alunos da 6ª série da EBIAS trabalharam nas aulas de Matemática com a releitura de algumas obras da artista Maria Celeste.
      Os trabalhos ficaram incríveis! Vale a pena divulgar!!





    
      Visitem!

Convite



terça-feira, 9 de novembro de 2010

A televisão e o DVD



       Era uma vez, uma televisão e um dvd que estavam conversando...
-Oi dona tv,o que a senhora tá fazendo?
-Estou esperando a Chiquita (controle da tv), me controlar!
-Ah, você é controlada?! Eu não preciso de controle!
-Claro que precisa! Você acha que se controla sozinho?
-Ah, mas eu que mostro os filmes para eles (humanos).
-Claro que não, pois se não fosse eu, eles(humanos) não assistiriam...
 E a briga continuou...uma falava que era melhor que a outra.Quando de repente... Chegou a Chiquita e a Pólita (controle do dvd) e falaram:
- AH! Acabem com essa discussão agora!
-Nenhuma das duas se controlam e sim nós que controlamos vocês.
Daí elas dizem:
-O quê? É o cúmulo! Vocês não mandam em nada! Vocês apenas nos ligam e desligam, oras!
-E é isso que vamos fazer agora "click". E a discussão acabou por ali.

Moral da história:Uma discussão começa, mas basta um "click" para tudo acabar...


Grupo: Ada, Maria Eduarda e Vanessa
Profª Ana Kelly
Turma 61